Durante uma reunião no Brasil, o Ministro da Defesa da Suécia, Pål Jonson assinou uma carta de intenções para intensificar a cooperação no setor de aviação. O documento marca o início do processo para a aquisição do Embraer C-390 Millennium como nova aeronave de transporte militar para as Forças Armadas da Suécia.
“Isso significa que podemos dar um passo há muito esperado e começar o processo de substituição de nossas aeronaves de transporte atuais pelo C-390. Agora podemos trabalhar para garantir as necessidades operacionais de longo prazo em capacidade tática de transporte aéreo", diz o chefe do Estado-Maior de Defesa, tenente-general Carl-Johan Edstrom.
A atual aeronave de transporte militar das Forças Armadas suecas, TP 84 Hercules (C-130), é antiga e tem problemas de disponibilidade. Em operação há mais de 50 anos, esses aviões já estavam sendo considerados para substituição, o que torna a assinatura da carta de intenções um passo bem-vindo e necessário para garantir uma transição adequada.
“É muito gratificante ver que estamos nos aproximando de uma solução de longo prazo. O C-390 é uma plataforma altamente capacitada, com um grande potencial de desenvolvimento. Estamos focados em viabilizar essa capacidade absolutamente central o mais rápido possível”, diz o Major-Chefe da Força Aérea, general Jonas Wikman.
O acordo também busca fortalecer as relações bilaterais entre Suécia e Brasil na área de voos táticos de transporte e de caça. Fabricado pela brasileira Embraer, o C-390 é uma aeronave de transporte tático de médio porte, com capacidade para 80 passageiros ou carga de até 26 toneladas.
Comments