"No ar desde fevereiro de 2022, as cinco aeronaves certificadas para transportar cargas na cabine completam mais de 9 mil horas de voo e 21.500 toneladas transportadas em seu primeiro aniversário."
Uma decisão inovadora da Azul Cargo Express para suprir a necessidade de mais aeronaves para o transporte de cargas variadas – incluindo a demanda e-commerce que cresceu na pandemia – completa um ano agora neste mês. E rendeu muitas conquistas e vantagens para a companhia a serem comemoradas pela unidade logística da Azul Linhas Aéreas.
A começar pelo pioneirismo. Com um projeto criado em parceria com a LHColus Tecnologia, a Azul foi a primeira companhia aérea no mundo a operar aeronaves E 195 transformadas em cargueiros Classe F. Uma inovação na frota que precisou de muitas etapas de preparo até o início da operação em 07 de fevereiro de 2022.
"Única com know-how para transformar E 195 em cargueiro Classe F em apenas 10 dias, Azul Cargo Express comemora atuação no e-commerce,com 6,8 milhões de pacotes entregues."
A novidade envolveu desde o desenvolvimento conceitual e preparação passo a passo da cabine até provas de conceito, voos de ensaios e certificação. Mais do que pioneiro, o projeto também conta com um sistema inovador de detecção de fogo, por meio de alarmes e câmeras termográficas, capaz de detectar um perigo com mais eficiência e eficácia do que os sistemas convencionais.
Uma aeronave E195 pode ser transformada em cargueiro e revertida para o transporte de passageiros em apenas 10 dias, entregando uma extrema eficiência e flexibilidade na utilização da frota nas sazonalidades e de acordo com as demandas de mercado. Os 16 containers a bordo também podem receber todos os tipos de cargas, desde os pacotinhos de e-commerce aos produtos eletrônicos, perecíveis e industriais.
Izabel Reis, diretora da Azul Cargo, destaca ainda outra vantagem da frota Classe F que tem tudo a ver com o perfil de atuação da Azul, conhecida por ser a companhia com maior e mais capilar malha aérea do país. “Este tipo de cargueiro não necessita de estrutura específica e tradicional para desembarque de cargas e pode ser recebido em qualquer aeroporto, incluindo os de menor porte. A operação, portanto, acaba sendo mais ágil e de baixo custo, o que permitiu o nosso transporte de pacotes e-commerce, por exemplo, favorecendo a possibilidade de estarmos em todos os lugares e de abrirmos novos mercados”, comemora.
Um ano da frota Classe F da Azul Cargo:
5 aeronaves dedicadas e em operação contínua;
Know-how in-house para transformar E 195 de passageiro em Classe F em até 10 dias;
6,8 milhões de pacotes transportados (e-commerce);
9.300 horas de serviço;
21,5 mil toneladas de peso bruto transportados;
Mais de 10 novos destinos cargueiros.
Fonte: Azul
Comments