Brasília é uma cidade que aprendi a gostar e descobri peculiaridades por lá que hoje me fazem sentir bem quando vou pernoitar por lá. Uma das coisas que eu mais gosto lá e sou fã de carteirinha é do aeroporto. É um aero de primeiro mundo, tudo flui, tudo funciona e a cada dia que passa eles melhoram o que já está perfeito. São duas pistas com pousos e decolagens simultâneas. Um arraso!
Em 2023 através da página deles no Instagram descobri que haveria a 2ª edição de uma corrida na pista do aeroporto. Como uma amante convicta e entusiasta da aviação, rapidamente fiz minha inscrição e corri pra lá, ou melhor, voei, ou melhor, fiz os dois. Amanheci em BSB (sigla do aeroporto) e aproveitei o nascer do sol para apreciar um Boeing 737 MAX da Gol exposto por lá, bem como várias aeronaves da Força Aérea Brasileira expostas na pista. Antes da largada, corredores aguardando ansiosamente a largada quando de repente um rasante de um caça da FAB abre a corrida. Caramba! Foi o ápice! Graças a Deus tem duas bases aéreas da FAB por perto, o que facilita uma passadinha por lá! Foi uma manhã bem legal, corri 7KM na ocasião e por mais que pareça, a pista não é plana, o que faz com que fique bem mais desafiador. Poder pisar na pista de um aeroporto tão importante é emocionante, pois eu estou acostumada a passar/pousar por ali de avião e o acesso a estes lugares é extremamente restrito.
2024 chegou e em julho, as inscrições foram abertas e simplesmente acabaram em menos de uma semana, 2700 corredores. Coraçãozinho palpitava já, mudaram o horário da corrida que seria ao pôr do sol. Oh meu Deus, até hoje não me decidi se acho mais bonito o nascer ou o pôr do sol. O importante é que a folga tinha saído pro dia da corrida e eu iria bater cartão mais um ano no evento!
Saí do Rio de Janeiro depois do almoço, tinha ido ao Rock in Rio e voei direto pra BSB. Não tinha dormido muito nem comido bem, mas a alegria de poder estar na pista do aero era tão maior que o esqueci o cansaço e a fome.
Estava um dia lindo, o kit da corrida era impecável, bem como a organização do evento. Assim como em 2023 havia espaços instagramáveis, lojinhas de produtos do aeroporto, massagem, banheiros, e um Cessna Caravan da FAB exposto por lá. Tudo perfeito.
Todos prontos e aglomerados novamente, aguardando a liberação para posição de largada e minha antena estava ligada, eu era uma das poucas pessoas de costas para o pelotão. Eu esperava ansiosamente a passagem do caça que não me decepcionou e passou baixinho deixando aquele som que é música para meus ouvidos. Era um Gripen, um caça supersônico da Força Aérea e na passagem, pudemos ouvir o piloto dando início a largada do primeiro pelotão que correria 21 km (3 voltas na pista). A pista tem 3,4 km de comprimento por 45 metros de largura. A corrida foi linda, a energia das pessoas era incrível, os aviões decolando e pousando na outra pista, o pôr do sol… isso tudo foi tão revigorante que eu não vi passar os 7km. Correr não é uma fortaleza minha, não tenho talento nem fôlego, mas eu consegui terminar mais uma vez e chegar e receber a medalha é tão bom! Depois teve até festinha pra reunir a galera, mas eu precisava voltar pra São Paulo.
Que venha 2025 com mais uma edição da minha corrida predileta. Fica a dica pra quem curte estar mais perto dos aviões e ter a chance de pisar na pista de um grande aeroporto.
Galeria de Fotos (Camiseta verde edição 2023 e vermelha 2024)
Comments