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Foto do escritorAero Latina

KLM recebe seu primeiro Airbus A321neo, e inicia seu processo de despedida do Boeing 737.

Texto: Denis Pandolpho

Decolou na última semana, da unidade alemã da fabricante européia de aviões Airbus, na cidade de Hamburgo, o mais novo Airbus A321neo, de matrícula PH-AXA e batizado com o nome de “Swallowtail”, ou gavião-tesoura.


No final de 2023, a empresa aérea de bandeira holandesa KLM – Royal Dutch Airlines, tomou uma decisão que espantou o mercado de aviação, anunciando que iria dar início ao processo de retirada das aeronaves de modelo Boeing 737NG (Next Generation), da fabricante norte-americana Boeing Corporation, e os substituindo pelos modelos Airbus A321neo, do consórcio aéreo europeu Airbus.


Com uma frota de 52 unidades, do modelo norte-americano, mesclada pelas variações 737-700, -800 e -900, para rotas de curta e média distância, essas aeronaves somam uma média entre 10 e 20 anos de idade, o que resulta em baixa eficiência no consumo de combustível, se comparadas com os novos modelos adquiridos, e agregando parâmetros de alto custo nas operações, e impactos no meio-ambiente.


Sendo assim, a direção executiva do Grupo Air France – KLM, decidiu abrir espaço no quadro da frota da aérea holandesa, de modo a viabilizar, flexibilizar e padronizar as operações de solo, manutenção da frota, equipes, e malha aérea. E portanto, se adequando às companhias pertencentes ao grupo.


A mesma decisão foi tomada, face os problemas técnicos e operacionais, que a fabricante norte-americana enfrentou, com as variantes MAX do modelo 737. Resultando em novos testes no sítio de fabricação e montagem do modelo, causando atraso nas entregas para os clientes da fabricante, além de aeronaves sendo paradas para averiguações pelos órgãos aeronáuticos governamentais.

Pieter Elbers, CEO da KLM, resume a nova era Airbus na frota KLM através da seguinte afirmação “Esse pedido de aeronaves, renova um importante passo para a nossa companhia, alcançando nossos objetivos em termos de sustentabilidade, experiência do cliente, conforto, e eficiência. Estas novas aeronaves, irão nos permitir reduzir drasticamente emissão de dióxido de carbono, e níveis de ruído”.


E por que dizer “a nova era Airbus”, na frota da KLM? Pelo fato que, durante um período de 14 anos, entre 1983 e 1997, a companhia real holandesa, operou uma frota de 10 unidades, do modelo Airbus A310. Agregando parceria nas rotas entre Europa e África, em conjunto com os trijatos McDonnell Douglas DC-10-30.

 

Eficiência de combustível e performance

 

Um ponto-chave na venda do modelo A321neo, é sua eficiência no consumo de combustível. Em números, o modelo reduz em até 15%, o consumo de combustível, se comparado com seu antecessor, o Airbus A321ceo. O que leva a um grau positivo expressivo, no que diz respeito á impacto no meio-ambiente e custo para as companhias aéreas. Isso é possível, uma vez que o consórcio europeu, dá a opção do cliente escolher entre os motores CFM LEAP 1A, e Pratt-Whitney PW1100 GJM; além de sua estrutura contar com o famoso Sharklet Wing Tip. Um dispositivo alocado na ponta da asa, no formato de barbatana de tubarão, que ajuda a reduzir o arrasto aerodinâmico causado pelo atrito do ar, durante as fases do voo.


Juntos, eles podem trazer uma melhora de 20% no consumo de combustível e eficiência, e um adicional de alcance de até 500 milhas náuticas ou 926 km, e ainda 2 toneladas extras de payload (capacidade total que uma aeronave pode transportar entre carga, passageiro e adicionais).

Capacidade e Ruído

 

O modelo A321neo, vem com uma configuração chamada de Cabin Flex, ou cabine com flexibilidade. O que permite as companhias aéreas adequarem sua disponibilidade de assentos, de acordo os padrões da fuselagem e conforto. Isso quer dizer que a aeronave pode levar até 244 passageiros em configuração única; 202 passageiros na configuração executiva de assento único, mais a configuração econômica; 210 passageiros na configuração executiva de dois assentos, mais a configuração econômica; ou 214 passageiros na configuração economy legroom mais a configuração econômica. Lembrando que esses números são variáveis, de acordo com a necessidade de cada cliente, no quadro rota-ocupação-custo.


Com relação á ruído, o modelo produz até 50% menos ruído, se comparado com o modelo antecessor da família. O que é de extrema importância. Uma vez que, atualmente os aeroportos limitam cada vez mais, os números de ruído e poluição e sonora.

Conexão Local

 

A atração da companhia holandesa pelo A321neo, não é somente pela performance, mas também pela localização de seu hub, o aeroporto Schiphol-Amsterdam (AMS), que fica no centro de rotas para Berlim, Estocolmo e Copenhagen. Cidades estas que são as primeiras servidas pelo novo modelo, já no final de Agosto de 2024.


O segundo modelo da frota, que chega no dia 7 de Outubro, irá atuar nas rotas para Londres Heathrow (LHR), Edimburgo, e Paris (CDG).

 

O futuro da relação entre a aérea holandesa e o consórcio europeu, já vem trazendo boas expectativas, uma vez que foram encomendadas 30 aeronaves do modelo A321NEO, reforçando e estreitando os laços, entre as companhias do grupo Air France-KLM, junto á fabricante européia. E já estamos ansiosos também, para ver o modelo Airbus A350XWB, nas cores da holandesa, mas esse é um assunto para uma próxima edição. Até mais!


Fotos: Divulgação / KLM

 

 

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