top of page
Foto do escritorAero Latina

CRUZEX 2024: O Maior Exercício Multinacional de Guerra da América Latina

CRUZEX 2024
"Organizado pela Força Aérea Brasileira, o exercício contará com a participação de aproximadamente 100 aeronaves de 16 países diferentes."

A Força Aérea Brasileira (FAB) se prepara para realizar mais uma edição do Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX), um dos mais importantes exercício militar multinacional da América Latina. Desde 2002, a CRUZEX tem reunido países para treinamento conjunto, simulando cenários de conflito, promovendo a troca de experiências e fortalecendo a cooperação internacional em operações militares.

F-15 Eagle

A edição de 2024, que acontecerá de 3 a 15 de novembro na Base Aérea de Natal, no Estado do Rio Grande do Norte, promete ser a maior já realizada pela FAB. Com a participação de 16 países e mais de 2.000 militares, o exercício contará com cerca de 100 aeronaves brasileiras e estrangeiras, incluindo os caças F-15C/D Eagle da Guarda Aérea Nacional da Louisiana, que participaram pela primeira vez do exercício e o F-39E Gripen da FAB, realizando sua estreia em operações militares.

F-39 Gripen

Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, França, Alemanha, Itália, Paraguai, Peru, Portugal, África do Sul, Suécia, Uruguai e Estados Unidos, estarão envolvidos em 1.500 horas de voo previstas, com uma ampla variedade de missões planejadas para a operação. Entre elas, operações de ataque ao solo, superioridade aérea, lançamento aéreo, lançamento de paraquedistas, escolta e reabastecimento em voo (REVO).


A CRUZEX 2024 não será apenas uma oportunidade de treinar capacidades convencionais, mas também marcará a introdução de dois novos domínios operacionais no exercício: o cibernético e o espacial. No domínio cibernético, serão realizadas simulações que integram operações aéreas e cibernéticas, testando a segurança de sistemas críticos utilizados em atividades aeroespaciais. Já no domínio espacial, as missões incluirão cenários que abordam eventos espaciais que podem influenciar diretamente a tomada de decisões em um conflito.

KC-135

A importância deste exercício vai além do treinamento militar. Ao reunir diversas nações em um esforço conjunto de preparação, a CRUZEX fortalece laços diplomáticos e promove a interoperabilidade entre as Forças Armadas dos países participantes. Para o Brasil, que lidera o exercício com a participação do Exército e da Marinha, este é um momento de reafirmar sua posição como protagonista na defesa e segurança da América Latina.


Com a presença de países da América do Sul, Europa e África, a CRUZEX 2024 consolidará mais uma vez seu papel como o maior treinamento multinacional de guerra da região.

E-99

Aeronaves previstas segundo o site oficial da CRUZEX (pode sofrer alterações):


Brasil (FAB):

A-1 AMX, F-5EM/FM Tiger II, F-39 Gripen, A-29 Super Tucano, KC-390 Millennium, C-105/SC-105 Amazonas, R-99, E-99M, H-36 Caracal


Estados Unidos (USAF):

F-15C/D Eagle e KC-135R Stratotanker


Argentina (FAA):

IA 63 – PAMPA e KC-130H


Chile (FACH):

F-16AM Fighting Falcon e KC-135 Stratotanker


Colombia (FAC):

KC 767 Jupiter


Paraguai (FAP):

AT-27 Tucano e C-212 Aviocar


Peru (FAP):

KT-1P e KC-130


Portugal (FAP):

KC-390 Millennium


F-16

Cobertura da CRUZEX 2024


A AeroLatina, através dos correspondentes, Luiz Otávio Maia Junior e Diego Oliveira, estarão realizando a cobertura da CRUZEX, trazendo matérias e imagens do maior exercício militar da América Latina.




Comentarios


bottom of page