top of page
Foto do escritorAero Latina

Airbus A350 da Japan Airlines em chamas após colisão com aeronave da Guarda Costeira


Airbus A350 da JAL em chamas no Japão
Airbus A350-900 da JAL em chamas no aeroporto internacional de Haneda após choque com avião da Guarda Costeira. Foto: Aviation Herald

Um Airbus A350-900 da Japan Airlines (JAL), sob matrícula JA13X5 ficou completamente destruído depois que a aeronave se chocou com outra aeronave em solo e explodiu em chamas após pousar no Aeroporto Internacional de Haneda (HND) no Japão.


O Airbus A350 colidiu com uma aeronave, modelo DHC Dash 8-300 MPA, sob matrícula JA722A, da Guarda Costeira Japosena que estava sendo usada para entregar ajuda a uma região do Japão atingida por um terremoto no dia 1º de janeiro de 2024.


Vídeos e fotos compartilhadas nas redes sociais mostraram o jato da Japan Airlines envolto em chamas enquanto os passageiros abandonavam a aeronave.


Airbus A350 da JAL em chamas no Japão
Câmeras de monitoramento do aeroporto registraram o momento do acidente. Foto: Redes Sociais

De acordo com o JAL, todas as 379 pessoas no avião de passageiros conseguiram escapar usando escorregadores de emergência que foram ativados depois que o A350 parou.


Cinco tripulantes que estavam a bordo do Dash 8 da Guarda Costeira foram infelizmente confirmadas como mortas, segundo informações, o capitão da aeronave escapou com ferimentos graves.


O voo 516 deixou o Aeroporto New Chitose (CTS), situado em Chitose e Tomakomai, Japão, servindo a área metropolitana de Sapporo no dia 2 de janeiro, pouco antes das 16h30, horário local, e pousou no Aeroporto de Haneda às 16h47.



Após o incidente, o aeroporto foi imediatamente fechado e as equipes de emergência foram acionadas, se deslocando até o local para oferecer apoio médico.


O gabinete do Primeiro-Ministro do Japão emitiu um comunicado, informando que “nenhum esforço seria poupado para salvar vidas e resgatar vítimas” e que informações serão fornecidas ao público o mais breve possível.

 

A Guarda Costeira iniciou uma investigação para tentar determinar o que causou a colisão.


Fonte: AeroTime

Tradução e adaptação: AeroLatina

Comments


bottom of page