"Uma das aeronaves conseguiu pousar em segurança. A outra foi desviada para uma área desabitada, permitindo a cadete realizasse o procedimento de ejeção com sucesso."
Duas aeronaves T-27 Tucano, da Força Aérea Brasileira (FAB), colidiram durante um voo de instrução na manhã desta sexta-feira(1). As aeronaves são usadas para o treinamento de cadetes da Academia da Força Aérea (AFA) em Pirassununga, município no interior de São Paulo e pertencem ao 1ª Esquadrão de Instrução Aérea (1ºEIA), utilizada na formação de aviadores da FAB.
De acordo com a FAB, a tripulação era composta por um instrutor de voo (Líder) e uma cadete (Ala). Por precaução, foi declarada emergência, e a aeronave do Líder prosseguiu para um pouso de emergência na AFA, enquanto a aeronave de Ala foi acompanhada por outra aeronave com instrutor de voo.
Diante das circunstâncias, foi tomada a decisão de realizar uma ejeção controlada, conforme os manuais e normas de operação da aeronave. A ejeção foi bem-sucedida, e a cadete já se encontra no Grupo de Saúde de Pirassununga, dentro da AFA. Ela está em bom estado de saúde e passa por exames complementares e acompanhamento médico.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) será o responsável pela investigação para apurar as possíveis causas do acidente e entender quais foram os fatores que contribuíram para a ocorrência, com a finalidade de prevenir futuros acidentes semelhantes.
As informações são do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
Commenti